Carnaval e Futebol

Image

Fala Galera, 

Hoje inicia-se a maior festa popular do Mundo e mais que isso, começa uma das maiores expressões de cultura do nosso país. 

A outra expressão de nossa cultura enraizada nas mentes dos estrangeiros é o futebol, assim, impossível dissociar o samba e, fundamentalmente, o carnaval do futebol.

Temos incrível semelhanças entre os dois “institutos”,  além de serem festas populares que movem multidões, possui torcida, amor, choro e emoção. 

Para ser campeão de um carnaval, precisa ter harmonia, conjunto, respeitar o chefe, uma concentração e comissão de frente forte e, se for possível, beleza. 

Para ser campeão no futebol, precisa ter harmonia e conjunto ( União e entrosamento), respeitar o chefe (entender o técnico tanto pessoalmente como taticamente), concentração e comissão de frente forte (defesa coesa e ataque poderoso) e, se for possível, beleza (nem todo time que joga bonito é campeão, porém, se for campeão jogando bonito é o máximo que pode-se ter no futebol).

No Futebol temos erros de arbitragem, no carnaval temos jurados contestados. 

Em São Paulo temos escolas de equipes, Dragões da Real, Gaviões da Fiel e Mancha Verde, no Rio temos jogadores que pulam em grandes escolas, como Mangueira, Tijuca, Grande Rio e Salgueiro. 

Por fim temos grandes sambas de enredo em homenagem a times de futebol, como os maravilhosos cantos da Gaviões da Fiel para o Corinthians, Estácio homenageando o Flamengo, Rocinha lembrando o Flu, Tijuca o Vasco (se bem que nem gostariam de lembrar já que foram rebaixado esse ano), e até o simpático mas pequeno Ameriquinha sendo homenageado pelo Unidos da Ponte.

Impossível dissociar o jogador de futebol do samba, também impossível dissociar a festa carnaval do jogador de futebol, então nos resta unir essas duas paixões e aproveitar que só o Brasil sabe nos proporcionar e, como dizia Lamatirne “Hei de Torcer, Torcer, Torcer”. 

 

Abs

Deixe um comentário